Frederico Tangary

Fred Tangary iniciou seus estudos de violão e guitarra aos 13 anos de idade (1983) e começou a atuar profissionalmente em 1989. Desde então, dedica-se a três atividades básicas: shows (seja de música instrumental ou acompanhando cantores), gravações (trilhas de filmes, jingles, etc.) e aulas de guitarra e violão.

Já em 1993 foi considerado pela crítica “guitarrista revelação do Brasil”.

Na área de shows, mais especificamente de música instrumental, Fred Tangary já tocou com vários artistas, como Alfredo Assad, Victor Alcântara e integrou por 10 anos a banda do renomado baixista Celso Pixinga, com quem excursionou para Nova Iorque em 1996 para se apresentar no Blue Note, conhecido como “Templo do Jazz”. Lá, teve como plateia grandes nomes da música internacional.

Com Alfredo Assad, gravou o CD Mad Groves, trabalho este que contém também duas composições suas. Gravou também “Válvula de Escape”, trabalho de Victor Alcântara e, com Celso Pixinga, gravou “A light at the end of the túnel”, “O Sonhador”, “Vôo Livre” e “Wake up”. Participou também das gravações dos CD’s das cantoras Silvinha Araújo, Mônica Araújo e Yula Gabriela.

Possui uma vídeo-aula gravada pela MPO Vídeo, intitulada “Exercícios e Idéias para Improvisação”, onde mostra seu lado de grande improvisador.

Fred Tangary lecionou em duas escolas, Conservatório Villa-Lobos (Jd. das Flores, Osasco – iniciou em agosto de 1997, até 2019) e SONS (Morumbi, São Paulo – começou em fevereiro de 2003, até 2021).

Foi o guitarrista da banda da dupla Sandy & Junior de 1999 a 2002, em shows por todo país e também gravando os CD’s ao vivo. Com a dupla, participou dos shows do Rock in Rio em 2001 e do especial da Rede Globo com Gilberto Gil e Ivete Sangalo.

Fez parte do projeto Guitarras Paulistanas, no Teatro Ruth Escobar nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2002, no qual se apresentou com Celso Pixinga no contra-baixo, Marcelo Elias no teclado e Giba Favery na bateria, executando músicas de sua autoria.

Participou das gravações de 3 DVD’s do baixista Celso Pixinga, em 2003, 2004 e 2012, tornando-se integrante da banda PX Band com quem gravou o último CD “De volta às origens” e integrou a banda do cantor e ator Daniel Boaventura.

Em junho de 2004, termimou o Bacharelado na Faculdade de Música da FAC-FITO, em Osasco, com habilitação em guitarra (aulas práticas dadas pelo Prof. Fernando Côrrea) e, em 2006, concluiu o curso de Licenciatura em Música, pela mesma instituição. Dando aulas de guitarra na FAC-FITO de 2007 até 2019.

Atualmente, é o coordenador pedagógico, professor de guitarra, de violão, de viola caipira e de ukulele na nossa escola.